
Cuidados com animais
Basset Hound

Origem: Grã-Bretanha
Aparência Geral: é um rastreador de pernas curtas, de considerável substância, bem balanceado e repleto de qualidades. É desejável que tenha uma certa quantidade de pele solta.
Características: cão tenaz, de antiga linhagem de caçadores pelo faro, com instinto de matilha, voz melodiosa e profunda e grande resistência no trabalho de campo.
Comportamento e Temperamento: afetuoso e plácido, nunca agressivo ou tímido.
Cor: preto e castanho e branco ou branco limão, mas qualquer cor reconhecida como sendo de Hound, é aceitável.
Cabeça crânio em cúpula, com Stop moderado e occipital proeminente, arcada superciliar de largura média, afilando suavemente para o focinho. A linha superior do focinho é, quase paralela à do crânio, do stop ao occipital e não mais longa. Pode apresentar moderadas rugas na testa e junto aos olhos. De qualquer modo, a pele da Cabeça deve ser suficientemente solta para formar rugas bem definidas, quando trazida para frente, ou quando a Cabeça é abaixada. As bochechas recobrem amplamente os lábios inferiores. O nariz é inteiramente preto, salvo nos cães de cor clara, nos quais pode ser marrom ou fígado. As narinas são grandes e bem abertas. A Trufa pode ser ligeiramente projetada além da linha anterior dos lábios.
Olhos: em forma de losango. Inseridos no plano da pele, de cor escura, podendo ser marrom médio, nos cães de pelagem clara. A expressão é calma, séria e a conjuntiva da pálpebra inferior fica à mostra, embora não excessivamente. Olhos claros ou amarelos são altamente indesejáveis.
Orelhas: de inserção baixa, logo abaixo da linha dos olhos. Muito longas, o comprimento ultrapassa a extremidade de um focinho de tamanho correto mas, sem exagero. estreita em toda a sua extensão. Muito macia, de textura fina e aveludada.
Boc mandíbulas fortes, com mordedura em tesoura, com dentadura perfeitam regular e completa, isto é, os incisivos superiores sobrepassam os inferiores em contato estreito e de inserção perpendicular aos maxilares.
Pescoço: musculoso, bem arqueado, com bom comprimento, com pronunciada barbarela, mas não exagerada.
Membros Anteriores: escápulas bem inclinadas, ombros não pesados, membros curtos, poderosos, com ossatura robusta. Cotovelos trabalhando bem ajustados, rente ao tórax e, corretamente direcionados para a frente. A parte superior dos antebraços é, moderadamente inclinada para dentro sem, entretanto, interferir na liberdade dos movimentos ou resultar em braços tocando-se, seja parado ou em movimento. Visto de frente, o antepeito adapta-se, perfeitamente, à curvatura dos antebraços. Metacarpos cedidos é falta muito grave. A pele forma dobras nos metacarpos.
Tronco: longo e bem profundo em toda a sua extensão. O esterno é proeminente, porém, o peito não deve ser estreito ou excessivamente profundo. Costelas bem arredondadas, bem arqueadas, sem saliências, estendendo-se bem para trás. Dorso bastante longo de nível, com o lombo e quartos traseiros na mesma altura, embora o lombo possa ser ligeiramente arqueado. A linha superior, que vai da cernelha até a inserção das ancas, não deve ser excessivamente longa.
Membros Posteriores: bem musculosos, firmemente plantados, dando a impressão de quase esférico, quando visto de trás. Joelhos bem angulados; jarretes bem curtos, quando possível; bem aprumados, quando em Stay e corretamente direcionados para a frente. Podem aparecer rugas na pele entre os jorretes e as patas, assim como pequenas bolsas, resultantes da pele bem solta, na parte posterior das articulações.
Patas: massudas com juntas fortes e bem almofadadas. As patas dianteiras podem apontar bem para a frente, ou ser ligeiramente viradas para fora, mas de qualquer modo, o cão deve ficar firmemente apoiado em suas patas, com seu peso igualmente distribuído entre dígitos e almofadas, de tal maneira que as patas deixem uma pegada de um cão de grande porte, sem que qualquer região desprovida de almofadas toque o solo.
Cauda bem inserida, um tanto longa, forte na base e afinando, com moderada quantidade de pêlos ásperos, na face ventral. Durante a movimentação, a Cauda é portada bem para cima em curva, tipo sabre, suave, sem nunca enrolar ou cair sobre o dorso.
Movimentação: é um aspecto muito importante. Ação fluente e fácil, com bom alcance nos anteriores e poderosa propulsão nos posteriores, com o cão se movimentando livremente tanto na frente, como atrás. Os jarretes e joelhos não podem permanecer rígidos e dígito algum arrastar-se pelo chão.
Pelagem: liso, curto e cerrado, sem ser muito fino. Na Aparência Geral, todo o contorno do cão é bem recortado, sem qualquer franja. Os pêlos longos e os pêlos macios, com franjas, são altamente indesejáveis.
Altura 33 a 38 cm.