
Cuidados com animais
Doberman

Famosos : Bionicão - do "Falcão Azul e Bionicão" (HQ)
O criador da raça, Friedrich Louis Dobermann, fora um coletor de impostos, e em período não integral cão pegador, legalmente habilitado a apanhar todos os cães perdidos. Ele criou com animais do seu plantel, escolhendo aqueles que possuíam as Características do "cão ideal" que procurava. Ele precisava de um cão que o acompanhasse em seu trabalho, percorrendo lugares infestados por bandidos, um cão que não temesse nada e fosse capaz de arriscar a própria vida se necessário. Os assim chamados "cães carniceiros", que ainda eram considerados de raça relativamente pura naquela época, representaram o mais importante papel na Origem da raça Doberman. Estes cães foram um tipo primitivo do Rottweiler, mesclados com um tipo de pastor que existiu em "Thüringen" preto com marcação castanho. Herr Dobermann criou com esta mestiçagem de cães, no século 18. Deste modo, ele obteve "sua criação": uma raça, não apenas alerta, mas altamente protetora, trabalhadora e apegada à sua "família". Eles eram freqüentemente utilizados como guardiães, cães de polícia, e foram muito utilizados inclusive durante a guerra.
"O Doberman é um cão sensitivo, vivamente alerta a seus sentimentos e desejos. Depois de ele ter passado alguns anos com você, você irá perceber que não precisa falar quando desejar algo. Ele vai saber e responder. Você se torna parte dele, e ele se torna uma parte de você; e a única parte trágica de ter um Doberman é aquela parte de você que é enterrada junto com ele quando ele morre." - trecho escrito por Frank Grover no livro "The New Doberman Pinscher".
O que mais chama atenção na maioria dos admiradores do Doberman é sua beleza, elegância e nobreza que não se encontram em tanto equilíbrio em outra raça.
O Doberman é muito inteligente, afetuoso, obediente. É um cão enérgico com muita força, velocidade, e agilidade. É uma raça dominante, quando convive com outros animais geralmente se torna o "chefe" deles. Adoram a companhia de pessoas, além de conviverem muito bem com outros animais.
Se apega muito aos seus donos, os quais protege com a própria vida. Obedece facilmente quem gosta e respeita. Se acostumado desde filhote, se torna amigo leal e inseparável das crianças. Tem grande necessidade de atenção, é ciumento, gosta de estar sempre ao lado do dono e faz qualquer coisa para ele.
A raça se adapta muito bem no que se refere a espaço, podem viver em casas não muito grandes (às vezes até um apartamento, desde que pratique exercícios diários, como uma caminhada, por exemplo), assim como em grandes fazendas. Qualquer que seja o local onde vive, estará sempre correndo pelo terreno para se certificar de que está tudo ok em seu território. Se acostuma à rotina da família, é capaz de passar horas deitado e vendo tv ao lado do dono, assim como pode passar o dia todo correndo ou praticando esportes.
A guarda é um instinto natural da raça. Por ser um cão muito atento e obediente, é facilmente treinável. Dobermans aprendem rapidamente e podem ser treinados desde filhotinhos. É uma raça que se adapta muito bem a todo tipo de esportes e treinos praticados com cães pela sua agilidade, força, resistência e inteligência.
Na guarda, a raça também se destaca pela habilidade de saltar em todas as direções e desviar de chutes, tiros e facadas. Isso reduz a vulnerabilidade durante um confronto. Com um salto rápido e certeiro, pode impedir que um bandido use uma arma. Suas qualidades físicas permitem ainda percorrer um terreno por um bom tempo sem se cansar. Essa capacidade é importantíssima para defender sítios ou terrenos industriais. Um bom Doberman também consegue correr em alta velocidade, o que facilita perseguições a invasores.
Quanto à higiene, são cães limpos e não precisam de banhos com freqüência, além de ser uma raça de fácil manejo devido sua pelagem curta e pele bem ajustada ao corpo. Possui certa tendência a ter calos nos cotovelos e jarretes por ser uma raça de grande porte, o que pode ser evitado com uma "cama" macia. As cores reconhecidas oficialmente são o preto e o marrom, sempre com marcações ferrugem.
Na hora da escolha, tente conhecer ou saber mais sobre o temperamento dos pais. Pais equilibrados são indispensáveis para se obter um filhote de bom temperamento. O mesmo acontece com relação a saúde. A raça tem algumas doenças mais comuns, mas estas vêm de específicas linhagens, por isso é importante conhecer a procedência do filhote, tanto quanto ao temperamento como quanto à saúde de seus antecedentes.