Cuidados com animais

Fox Paulistinha

Origem : Brasil



Utilização: Caça de pequenos animais, guarda e companhia



Aparência Geral: Cão de médio porte, esbelto, bem equilibrado com ESTRUTURA firme mas não muito pesada, corpo de aparência quadrada com nítidas linhas curvas que o diferencia do retilíneo Fox Terrier de pêlo liso.



Comportamento e Temperamento: Incansável, alerta, ativo e esperto; amigável e gentil com amigos, desconfiado com estranhos.



Cores: Branco com marcações pretas ou azuis ou ainda marrons



Fomoso: Milu - companheiro do Tin Tin



Histórico: os ancestrais do Terrier Brasileiro não são originários do Brasil. No século 19 e começo do século 20, muitos jovens brasileiros estudavam em universidades européias, especialmente, na França e Inglaterra. Estes jovens freqüentemente retornavam casados e suas esposas traziam com elas um cão pequeno do tipo Terrier. Os jovens brasileiros e suas famílias voltavam para as fazendas de onde tinham saído. O cãozinho se adaptou à vida da fazenda e acasalou-se com cães e cadelas locais. Assim, um novo tipo se formou e o fenótipo foi fixado em poucas gerações. Com o desenvolvimento das grandes cidades, os fazendeiros, com suas famílias e empregados foram atraídos pelos grandes centros urbanos. Desta forma o pequeno cão sofreu outra mudança de ambiente.



Cabeça vista de cima, a Cabeça tem a forma triangular, mais larga na base, com orelhas bem afastadas, estreitando-se acentuadamente dos olhos até a ponta da Trufa. Vista de perfil, a linha superior é ligeiramente ascendente da ponta da Trufa ao stop, principalmente entre os olhos, arqueando-se até o osso occipital. Região Craniana Crânio: arredondado com a testa ligeiramente plana. Suas linhas laterais, vistas do alto, convergem para os olhos. A distância, do canto externo do olho à inserção das orelhas é igual a distância entre os cantos externos de ambos os olhos. O sulco sagital é bem desenvolvido. Stop: pronunciado. Região Facial Trufa moderadamente desenvolvida de cor escura e narinas largas. Focinho: visto de cima forma um triângulo isósceles dos cantos externos dos olhos à ponta da Trufa; forte e bem cinzelado abaixo dos olhos com declive na base do focinho, acentuando o stop. Lábios: secos e firmes, o lábio superior ajusta-se sobre o inferior, cobrindo os dentes, permitindo fechar a boca completamente. Bochechas: secas e bem desenvolvidas. Dentes: 42 dentes, regularmente implantados e bem desenvolvidos com mordedura em tesoura. Olhos: implantados eqüidistantes entre a protuberância occipital e a ponta da Trufa, bem separados, a distância entre as duas pontas externas dos olhos é igual a distância entre a ponta externa do olho até a ponta da Trufa. Direcionados para a frente, moderadamente proeminentes, grandes e com sobrancelhas ligeiramente acentuadas. Arredondados, bem abertos, vivos, com uma expressão inteligente; tão escuro quanto possível. A variedade azul tem olhos cinza azulados; a variedade marrom tem olhos marrons, verdes ou azuis. Orelhas: inseridas lateralmente, na linha dos olhos, bem separadas uma da outra deixando bom espaço para o crânio. De formato triangular com terminação em ponta; portadas semi-eretas, com a ponta dobrada voltada para o canto externo do olho. As orelhas não são operadas. Pescoço: de comprimento moderado, proporcional à Cabeça, implantado harmoniosamente à Cabeça e ao tronco. Bem definido e seco; com a linha superior ligeiramente curva.

Corpo: bem balanceado, não muito pesado, de aparência quadrada com linhas curvas bem definidas. Cernelh bem pronunciada e ligada harmoniosamente aos membros anteriores. Linha Superior: firme e reta, ligeiramente ascendente da cernelha para a Garupa. Dorso: relativamente curto e bem musculado. Lombo: curto e firme, harmoniosamente ligado à Garupa. Garupa ligeiramente inclinada, Cauda de inserção baixa. Bem desenvolvida e musculosa. Antepeito: pouco pronunciado, moderadamente largo, permitindo movimento livre dos anteriores. Peito: longo e profundo, alcançando o nível dos cotovelos. O esterno se conecta à costelas bem arqueadas; estando na horizontal, o esterno é moderadamente arqueado. Linha Inferior e Barrig ligeiramente curva, ascendente para os posteriores, mas não esgalgada como no Whippet. Cauda inserção baixa, curta, cortada na junção entre a 2a e 3a vértebras Caudais. Cauda natural: curta, não alcançando os jarretes, de inserção baixa, vigorosa, portada alegremente, sem cur