Cuidados com animais

Poodle

 poodle

Origem: França



Utilização: Companhia



Aparência Geral: Cão de tipo harmonioso, mediolíneo, de pelagem encaracolada Característica, cacheada ou encordoada. Tem aspecto de um animal inteligente, constantemente em alerta, ativo, harmoniosamente planejado, dando uma impressão de elegância e dignidade.



Comportamento e Temperamento: cão reconhecido por sua fidelidade, apto a aprender e a ser treinado, o que faz dele um cão de companhia particularmente agradável.

Cabeça distinta, retilínea, proporcional ao tronco. Seu comprimento deve ser um pouco maior do que 2/5 da altura do cão na cernelha. Jamais pesada e massuda ou exageradamente refinada. O cinzelamento deve aparecer por baixo da pele que a recobre.



Cores: preto, branco, marrom, cinza e abricó.



O Poodle é um cão extremamente inteligente. Segundo Stanley Coren, do livro a "A Inteligência dos Cães", a raça ocupa o segundo lugar no ranking de obediência para o trabalho

Região Craniana

Crânio: bem modelado, de largura menor do que a metade do comprimento da Cabeça (a direção dos eixos formam um ângulo axio-facial de 16° a 19°). Visto de cima, o crânio apresenta um aspecto oval, enquanto que de perfil, é ligeiramente convexo. Os eixos longitudinais são ligeiramente divergentes.

Arcadas Superciliares: moderadamente salientes, revestidas de pêlos longos.

Sulco Frontal: largo entre os olhos, estreitando-se em direção ao occipital, que é bem marcado. Nos Poodles Toy, o occipital pode ser menos marcado.

Stop: muito pouco marcado, como todo o cão mediolíneo.

Região Facial

Trufa marcada e desenvolvida, com perfil vertical; narinas abertas. Trufa preta nos exemplares pretos, brancos e cinzas; marrom, nos exemplares marrons; nos exemplares abricós, em toda a gama do marrom escuro, podendo chegar ao preto, ainda que essa última cor não seja preferida, mas apenas aceita para evitar uma possível despigmentação.

Focinho: linha superior reta, de comprimento em torno de 90% (9/10) do comprimento do crânio. Os dois ossos maxilares se alinham, quase, paralelos. De aspecto sólido, elegante, sem ser pontudo. A linha inferior do focinho é delineada pelo perfil da mandíbula e não pelo bordo inferior, do lábio superior.

Lábios: sutilmente desenvolvidos, de preferência secos e de espessura média; o lábio superior pousa sobre o inferior, sem ultrapassá-lo. Pretos, nos exemplares pretos, brancos e cinzas; pigmentados, nos marrons e, nos exemplares abricós, em toda a gama de marrom escuro, podendo chegar ao preto, ainda que, esta última, não seja a cor preferida, apenas aceita. As comissuras labiais não ficam evidenciadas.

Maxilares / Dentes: articulados normalmente e com dentes sólidos. A falta de um dos últimos molares não é penalizada em julgamento ou por ocasião duma seleção.

Faces: a pele amolda-se ajustada à ESTRUTURA óssea, sem protuberâncias. Arcadas suborbitais cinzeladas e pouco pronunciadas. Os músculos masséteres, base anatômica das faces, são pouco desenvolvidos e os arcos zigomáticos pouco salientes.

Olhos: de expressão fogosa, inserção, ligeiramente, oblíqua, no nível do stop. A orla das pálpebras confere aos olhos uma forma amendoada. Para os Poodles pretos, brancos, cinzas ou abricós, os olhos são pretos ou marrons, bem escuros; nos exemplares marrons, podem ser de cor âmbar escuro.

Orelhas: bastante longas, portadas pendentes ao longo das faces, inseridas no prolongamento de uma linha traçada, da parte superior da Trufa, passando sob a ponta externa do olho. Planas, as orelhas alargam-se após a inserção e devem ser arredondadas nas extremidades, recobertas por pêlos ondulados e bem longos. O Poodle, cuja orelha não alcançar a comissura labial, não poderá obter a qualificação Excelente.

Pescoço: firme, ligeiramente arqueado após a nuca, de comprimento médio, bem proporcionado. Cabeça portada alta e orgulhosa. Sem barbelas. Pescoço de seção oval, com comprimento inferior ao da Cabeça. Corpo: a Aparência Geral, na ESTRUTURA dos Poodles, é de boa proporção. O comprimento do corpo geralmente ultrapassa a altura na cernelha.

Cernelh moderadamente desenvolvida.

Dorso: de linha harmoniosa e curto. Não deve ser nem selado nem carpeado. A altura do chão à cernelha é praticamente igual à do chão à Garupa.

Lombo: firme e musculoso.

Garupa arredondada, sem ser caída.

Antepeito: normal, próprio de um cão mediolíneo. A extremidade do esterno deve ser ligeiramente saliente e situada alta, para que possa proporcionar à Cabeça um porte mais alto, mais fácil e mais nobre.

Peito: descido até a altura dos cotovelos, sua largura corresponde a 2/3 da altura (da coluna vertebral ao esternum). O perímetro torácico, medido atrás das escápulas, deve exceder, em pelo menos, 10 cm, a altura na cernelha.

Costelas: ovaladas, caixa torácica larga na região dorsal.

Ventre e Flancos: linha inferior ascendente, sem esgalgamento.

Cauda de inserção bem alta, no nível da linha superior. Amputada, excisando dois terços (2/3) e permanecendo um terço (1/3) do seu comprimento natural, ou, no caso dos Poodles cacheados, pela metade. A Cauda inteira, contudo, não constitui falta. Nos Poodles encordoados, a Caudaectomia é desnecessária, podendo permanecer inteira. Em movimento, a Cauda é portada obliquamente.

Membros

Membros Anteriores: perfeitamente retos e paralelos, elegantes, bem musculosos e com uma boa ossatura. A altura do cotovelo ao solo é de 5/9 da altura na cernelha ao chão. Ombros: oblíquos e musculosos. Angulação escápulo-umeral de 90° a 110°.

Braços: o tamanho dos braços deve ser correspondente ao das escápulas. Carpos: no mesmo alinhamento do antebraço. Metacarpos: firmes, sem serem pesados e, vistos de perfil, quase retos. Patas: de preferência pequenas, fechadas, ovaladas. Dedos bem arqueados, fortes, compactos, com membranas interdigitais, aprumados sobre almofadas duras e espessas. As unhas são pretas, nos exemplares pretos e cinzas; pretas ou marrons, nos exemplares marrons; nos brancos, as unhas têm todas as gamas do marfim, podendo chegar ao preto, conforme a pigmentação da pele. As unhas brancas são consideradas defeito. Nos abricós, devem ser coloridas em toda a gama do marrom escuro, podendo chegar ao preto, sem que esta última cor seja preferida, apenas aceita. Membros Posteriores: vistos por trás, paralelos, com a musculatura bem desenvolvida e bem aparente. A articulação dos jarretes é bem angulada. As angulações, coxofemoral, tíbio-femural e tíbio-tarsiana, devem ser bem acentuadas, a fim de evitar um conjunto reto que possa resultar numa inclinação indesejável da Garupa. Coxas: bem musculosas e fortes. Tarsos e Metatarsos: verticais. O Poodle deve nascer sem ergôs nos membros posteriores.

Patas: com as mesmas Características dos anteriores. Movimentação: O Poodle tem uma movimentação saltitante e leve. Jamais deve ostentar uma movimentação deslizante e de alcance.

Pele: flexível, sem flacidez, pigmentada. Os Poodles pretos, marrons, cinzas e abricós têm a pigmentação conforme a cor da pelagem; para os brancos, a pele ideal é prateada. A pigmentação da pele não altera a cor da pelagem. Os Poodles brancos de pele clara, além das manchas, nas partes internas, o que é freqüente, eventualmente as apresentam também no resto do corpo, o que não é considerado defeito. O ideal é a pigmentação geral da pele, a mais intensa possível nas pálpebras, Trufa, lábios, gengivas, palato, mucosas, orifícios naturais, bolsa escrotal e almofadas plantares. De cor preta nos exemplares pretos, brancos e cinzas; marrom escuro, nos marrons; e, nos abricós, o mais uniforme e escura possível, em todas as gamas do marrom escuro até o preto, sendo essa última cor apenas aceita para se evitar uma possível despigmentação. Pêlo

Poodle de pêlo cacheado: pêlo abundante de textura fina, lanosa, bem encrespada, elástico e resistente à pressão da mão. Espesso, farto, de comprimento uniforme, formando cachos iguais e geralmente penteados. O pêlo duro ao toque, com aparência de crina, é indesejável, sendo preterido diante de um exemplar que ostente uma pelagem com textura regulamentar. Poodle de pêlo encordoado: pêlo de textura fina, lanosa, fechada e abundante, formando cordões de comprimento uniforme, bem Característicaos. Pêlos de 20 cm, no mínimo. Quanto maiores, mais valorizados. Os cordões laterais da Cabeça podem ser presos por elástico, acima das orelhas e, os do tronco, repartidos na linha do dorso caindo para os lados, para evitar uma pelagem em desordem.



Tamanho

1. Poodles Grandes: de 45 até 60 cm, com uma tolerância de 2 cm.

A reprodução do Poodle Grande deve ser desenvolvida e ampliada a partir do Poodle médio, uma vez que ele guarda as mesmas Características.

2. Poodles Médios: de 35 até 45 cm.

3. Poodles Anões: de 28 a 35 cm.

O Poodle Anão deve ostentar no conjunto o aspecto de um Poodle Médio reduzido, guardando, na medida do possível, as mesmas proporções gerais, sem apresentar qualquer Característica de nanismo.

4. Poodles Toys: abaixo de 28 cm (a altura do tipo ideal é 25 cm).



O Poodle Toy conserva o aspecto do Poodle Anão e as mesmas proporções gerais, correspondendo a todas as exigências do padrão. Qualquer Característica de nanismo, com exceção da crista occipital, que pode ser menos acentuada.