Cuidados com animais
Pintassilgo
Tamanho: 11/13cm
Habitat: Campos abertos, florestas de coníferas, restingas, áreas de agricultura e bordas de mata desde o nível do mar até a uma altitude de 4000m.
Identificação: É o Carduelis mais comum na América do Sul. O macho do Pintassilgo Comum (Carduelis magellanica icterica) é amarelo-pálido esverdeado com a cabeça, garganta e asas de cor negra, estas últimas possuem a típica barra amarela, a cauda também é negra com marcações amarelas, o dorso é amarelo levemente pintalgado de preto, o uropígio é amarelo brilhante, as pernas são escuras, o bico também é escuro e fino. Este Carduelis passa por três fases para se tornar adulto. Na primeira fase o macho e a fêmea são idênticos, na segunda fase começam a aparecer traços pretos pintando a cabeça do macho e a terceira fase é a de adulto. A fêmea não possui o negro da cabeça e a parte inferior é de um amarelo mais pálido, porém é comum ver fêmeas com a cabeça mais escura (cinzenta) com o mesmo padrão do macho. O canto é rápido, titilante, melódico, complexo e muito variado, as notas fluem de maneira contínua e às vezes cantam em conjunto. Freqüentemente podem ser vistos em pequenos grupos e reconhecidos por seu vôo rápido e ondulado. Do cruzamento com o Canário do Reino (Serinus canaria) origina-se o mestiço conhecido como Pintagol, famoso como cantor.
Distribuição: alleni - "Pinheirinho" (Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina) que é menor e mais amarelo, icterica (Brasil e Paraguai) é a sub-espécie descrita acima, longirostris (Brasil, Venezuela e Guiana) é a sub-espécie que possui o bico mais longo, santaecrucis (Bolívia) é considerado por alguns como outra espécie, capitalis (sub-espécie andina da Colombia, Equador e Peru) possuem o uropígio oliva pintalgado de preto, paula (Equador e Peru), boliviana (Bolívia), magellanica (Uruguai e Argentina) é a maior das sub-espécies e possui as partes inferiores amarelas brilhantes com a barriga branca, peruana (Peru), tecumana (Argentina) e urubambensis (Peru e Chile).